Quem sou eu

O Fórum é um espaço aberto que possibilita uma mobilização e articulação dos órgãos públicos, entidades não governamentais e usuários na garantia e defesa dos direitos deste segmento, sem distinções religiosas, étnicas, ideológicas e/ou partidárias.

sábado, 30 de abril de 2011

DOAÇÕES EM ANTONINA/PR PELO FÓRUM - 23 de Abril (Campanha SOS Enchentes)


Com a campanha realizada pelo FPPPI em março, os amigos do Fórum ajudaram muitos amigos idosos da Casa de Repouso Pommerhein em Pomerode/SC com a doação de fraldas geriátricas. Com a arrecadação de cobertores, travesseiros, roupas, etc. foi possível ajudar as pessoas (cerca de 12 famílias) que estão há mais de 2 meses alojados em uma escola em Antonina-PR devido as grandes chuvas que ocasionaram uma devastação em grandes áreas. Constatou-se que mesmo agora, passados tempos, a população de Antonina necessita de apoio. Estivemos entregando as doações em um dia de solidariedade dos alunos/estudantes de Tampa/Flórida EUA juntos com o Projeto Vida.


 Neste dia, além das doações do Fórum, houve corte de cabelo, momento saúde (verificação da pressão arterial e orientações) e entrega de sandálias e algodão doce pelo Projeto Vida.
Agradecemos a essas pessoas integrantes do Projeto Vida que nos atenderam
no dia e ajudaram na organização das doações.


DOAR é VIDA! Vida é ser livre, é ser feliz, é ter DIGNIDADE!

CURITIBA - Passageiro de ônibus que não respeitar assentos preferenciais poderá pagar multa

O desrespeito aos assentos reservados para idosos e deficientes físicos no transporte público de Curitiba foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (28) no Ministério Público do Paraná (MP-PR). Além da promotora Rosana Bevervanço, representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs), da Fundação de Ação Social (FAS) e dos conselhos municipais e estaduais dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência estiveram presentes no encontro que anunciou a criação de um grupo para discutir o tema e buscar soluções.

Uma das primeiras medidas sugeridas na reunião é a aplicação de multa aos passageiros que não respeitam os assentos preferenciais. Para que isso ocorra, seria necessário regulamentar a lei do transporte municipal que não prevê punição para esses casos. O grupo deve se reunir com vereadores para apresentar propostas e buscar soluções para o problema.
MP cobra respeito a vagas preferenciaisA intenção da multa, que poderia ser com dinheiro ou com a prestação de serviços públicos, é evitar que os usuários do transporte público ocupem os espaços preferenciais sem necessidade. A medida poderia funcionar nos moldes da lei antifumo ou das vagas especiais.
Quanto à fiscalização, a Urbs declarou que não poderia ser uma responsabilidade atribuída aos motoristas ou cobradores e o MP-PR concordou, para que não haja acúmulo de funções. Com isso, será preciso encontrar uma solução para a questão.
Outra questão é a ocupação dos assentos especiais para as pessoas que estão acompanhando os idosos ou deficientes nos ônibus. A ideia que estas pessoas também possam ocupar os assentos preferenciais.
Novas reuniões do grupo devem ser agendadas a partir do próximo mês para que as proposições sejam discutidas.
Veja também: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1120389&tit=MP-cobra-respeito-a-vagas-preferenciais

domingo, 17 de abril de 2011

DOAÇÕES REALIZADAS PELO FÓRUM NA CAMPANHA SOS ENCHENTES

     O FPPPI realizou a campanha SOS ENCHENTE devido as grandes chuvas que prejudiram o litoral do Paraná e Santa Catarina.
     A cidade de Pomerode de SC, teve o Centro de Convivência de Idosos chamado PommerHein  totalmente alagado pelas águas das chuvas, sendo o local praticamente destruido e tendo seus idosos (42)  alojados na Igreja São Ludjero. As camas foram totalmente destruidas e os idosos dormiam em colchões no chão. Graças as doações de empresas, novos móveis foram conseguidos, mas muita ajuda ainda é necessária para voltar como era antes.
     O FPPPI ficou sensibilizado com a situação de Pomerode/SC e do nosso litoral, principalmente Antonina.
      Uma das primeiras doações arrecadadas foi encaminhada ao Centro de Convivência em Pomerode pela Secretária Geral do Fórum, a Psicóloga Mariana Zilli Calabresi. 200 fraldas geriátricas foram doadas pelo LIONS CLUBE GAMA DE CURITIBA, assim como outras doações feitas pelos alunos do CBES e da Faculdade São Braz (ISAL), essas também doadas em 14 de abril ao mesmo centro.
      As demais arrecadações que ainda estão sendo realizadas, serão encaminhadas ao litoral do Paraná, especificamente Antonina, por ainda estar em situação delicada, com muitas pessoas, incluindo idosos alojados em escolas ou locais públicos.
      Abaixo seguem as fotos das doações realizadas em Santa Catarina no Centro de Convivência de Idosos PommerHeim.
      O Fórum agradece a participação de todos nesta campanha.

      Solidariedade faz parte dos grandes corações.
A união que faz a diferença!



terça-feira, 12 de abril de 2011

Representantes do fórum da sociedade civil de defesa dos direitos da pessoa idosa são recebidos em audiência na SDH

11/ABR/2011
O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representando a ministra Maria do Rosário, recebeu na sexta-feira passada (8), em audiência, a coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na sede da SDH, em Brasília (DF).

Os representantes do Fórum apresentaram suas demandas à SDH e ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI - ligado à SDH). Entre elas o pedido de inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 de metas de apoio aos Fóruns Permanentes e aos Movimentos Sociais do Segmento do Idoso.

O grupo solicitou ainda apoio para a realização do 3º Encontro que o Fórum realizará em novembro deste ano, em Salvador (BA). O secretário nacional recomendou ao Fórum que formalize o pedido de apoio para que a SDH possa avaliar as possibilidades de atendimento ao pleito, bem como outras formas de apoio.

“A audiência demonstrou a abertura que a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso têm para com os movimentos sociais”, afirma Eduardo Ramirez Mezza, coordenador geral do CNDI. Segundo ele, o encontro abriu um canal de comunicação que se soma na construção de pautas positivas e de busca de soluções conjuntas para o fenômeno do envelhecimento populacional.

Representando a Secretaria de Direitos Humanos, além do secretário nacional, estiveram na audiência o diretor de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto de Oliveira, e a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso, Sandra Regina Gomes. Pelo Conselho Nacional dos Direitos do idoso, a presidenta, Karla Cristina Giacomin, e o coordenador-geral, Eduardo Ramirez Meza.

Representando a Coordenação do Fórum Permanente Nacional da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, compareceram: Serafim Fortes Paes e Jailton Thulher do Rosário (RJ), Antônio Pompeu (CE); Milton Machado Júnior, Romilda Machado e Belanísia Ribeiro dos Santos (BA); Madalena Moda (PA); Patrícia Novo e José Araújo da Silva (PR).

sábado, 9 de abril de 2011

A OAB decidiu inspecionar as instituições de longa permanência para idosos no país

Para isso, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Jayme Asfora, recomendará a criação de colegiados específicos, em cada seccional da entidade, com o tema do idoso. A decisão veio depois da série de reportagens do Estado de Minas e do Correio Braziliense Retratos de um país que não sabe envelhecer, mostrando as mais graves violências sofridas pelas pessoas de idade avançada. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, anunciou também uma reunião com os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social para alinhavar uma política específica voltada aos idosos em situação de risco no Brasil.


Maria do Rosário destacou preocupação especial com os serviços de abrigamento prestados à população envelhecida no país, diante do panorama atual, em que só 6% das quase 4 mil instituições são públicas. “Temos que olhar para a situação dos estabelecimentos não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, disse a ministra, mencionando que o tema será prioridade na 3ª Conferência Nacional do Idoso, que será realizada no segundo semestre.

A criação das comissões de idosos dentro das seccionais da Ordem dos Advogados, segundo Asfora, poderá se inspirar no trabalho que a entidade de Pernambuco já faz. “Aqui, criamos em 2007 esse núcleo, com bons resultados no acompanhamento das demandas dos idosos. Então, recomendarei às seccionais das 26 unidades da federação que façam o mesmo. Criando as comissões, poderemos elaborar um plano de ação para fiscalização dos abrigos, além de elaborar políticas específicas para a área. A OAB não pode deixar de dar ressonância a esse tema”, enfatizou Asfora.

Na Câmara dos Deputados, os assuntos abordados nas reportagens também repercutiram. Ontem, o deputado Marllos Sampaio (PMDB-PI) aprovou na Comissão de Segurança Pública a realização de uma audiência pública com instituições financeiras, entre outros especialistas no tema do envelhecimento, para debater o problema das fraudes em empréstimos consignados.
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110407111853&assunto=5&onde=Brasil